10 documentários com temas relevantes para o Enem.

 “Jango”

(1984) Direção de Silvio Tendler
O documentário aborda o caminho que levou à posse do então vice-presidente João Goulart no momento da renúncia de Jânio Quadros. Como lembra o professor de Português e coordenador do ensino médio do Colégio Alfa Cem Bilíngue, Cosme Cunha, “o filme começa a partir do referencial político de Jango, Getúlio Vargas, e termina com o golpe militar-civil de 1964 e a morte de Jango, que hoje é analisada pela Comissão da Verdade no Brasil”.

jango

“Vinicius”

(2005) Direção de Miguel Faria Júnior
Para o professor Cosme Cunha, este documentário não poderia ser mais oportuno, já que este ano marca o centenário de nascimento do Poetinha. O filme, como avalia o professor, é muito interessante por mostrar as facetas poéticas, musicais e biográficas de Vinicius. De quebra, o documentário também traz as transformações do Rio de Janeiro através de imagens de arquivo e entrevistas.

vinicius documentario

“Ilha das flores”

(1990) Direção de Jorge Furtado
A terceira sugestão do professor Cosme Cunha é, segundo ele, um clássico dos documentários educacionais, e fica cada dia mais atual. “Ilha das Flores” mostra a questão do lixo nas grandes cidades e todos os transtornos causados pelo descarte inadequado de tanto material. A abordagem é ampla, apesar do maior enfoque social.

ilhadasflores curta metragem

“Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá”

(2006) Direção de Silvio Tendler
Outro documentário do cineasta Silvio Tendler que aparece na lista é sugestão do o professor de geografia do Liessin, Diomario Silva. A produção discute os problemas da globalização, sob a perspectiva das periferias e dos países subdesenvolvidos, conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos. Para o professor, “a produção analisa as contradições e os paradoxos do atual modelo econômico e cultural. É importante para auxiliar o debate nas disciplinas Geografia, História e Sociologia”.

encontro com milton santos

“Nós que aqui estamos, por vós esperamos”

(1999) Direção de Marcelo Masagão
Outra dica do professor Diomario, este longa é uma importante revisão sobre o século XX, resgatando aspectos históricos, geográficos, científicos e culturais. Como bem lembra o professor, é um prato cheio para quem vai fazer o Enem, afinal o “documentário atende aos interesses da Geografia, História, Literatura e a evolução das Ciências”.

nos-que-aqui-estamos

“Promessas de um Novo Mundo”

(2001) Direção de Carlos Bolado, B.Z. Goldberg e Justine Shapiro
Esta produção é uma dica da professora de História do Mopi, Amélia Ferreira.
O documentário é feito com crianças palestinas e israelenses, que mostram seus pontos de vista sobre os conflitos no Oriente Médio. É uma boa opção para entender um pouco melhor os focos de tensão.

promessas de um novo mundo

“Quebrando o tabu”

(2011) Direção de Fernando Grostein Andrade
A dica é do professor de geografia da pH, Claudio Falcão. O filme aborda as questões humanas e geopolíticas por trás do tráfico de drogas, além de apontar falhas nas políticas de repressão.

quebrando o tabu poster

“Notícias de uma guerra particular”

(1999) Direção de Kátia Lund e João Moreira Salles
A questão acerca das drogas volta a aparecer entre as dicas do professor Claudio Falcão. Ele destaca que este documentário aborda o Rio de Janeiro dos anos 1980 e 1990, com a territorialização do tráfico nas favelas, e conta parte da história do surgimento do Comando Vermelho. “Mostra os bastidores do tráfico e seus impactos na especulação imobiliária e na qualidade de vida da cidade. O aluno pode usar essas informações para fazer um paralelo com os benefícios das Unidades de Polícia Pacificadoras.”

noticias de uma guerra

“Arquitetura da destruição”

(1989) Direção de Peter Cohen
Outra dica de Claudio Falcão, o filme mostra a construção do nazismo e suas implicações. Como afirma o professor, apesar do conteúdo denso, traz informações que podem ser valiosas na hora da prova.

arquitetura da destruiçao

“A história das coisas”

(2007) Direção de Louis Fox
A última dica do professor Claudio é este documentário de cerca de 20 minutos que aborda temas que têm praticamente espaço garantido no Enem: sustentabilidade e sociedade do consumo. “A produção fica ainda mais interessante para os candidatos ao misturar aspectos que podem aparecer tanto em questões de História e Geografia quanto de Biologia.”

historia das coisas

Fonte: O Globo